segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

   Oi pessoal! Como prometido o tema de hoje é a redação do ENEM, mas antes disso vou falar um pouco sobre o exame em sua totalidade. Claro, que este tema será repetido constantemente por aqui, afinal  grande parte dos VDMs  estão  focados  nesse exame e devem ficar atentos a vários pontos que, talvez, seu professor não fale  em sala de aula.
    O primeiro deles está nas falhas do exame, como percebemos nas edições de 2009 e 2010. É preciso atenção em um ponto, pode parecer  injusto, mas por maiores que sejam os problemas o exame não será cancelado ou anulado, o máximo que pode acontecer é uma postergação na data da prova como foi em 2009, isso em caso de roubo detectado antes, haja vista que este ano também houve  fraudes nas provas de redação, mas nada foi feito, apenas pegaram um candidato como bode expiatório e eliminaram do exame, mostrando assim, a eficiência da polícia Federal brasileira.
    O que quero dizer com isso é que vocês  além de se preparem teoricamente para as provas, precisam trabalhar o psicológico durante todo o ano também para as liminares, além disso atenção redobrada no dia da prova é mais que essencial. Sabe aquelas recomendações que os fiscais de vestibulares tradicionais dão e que você não da a mínima? (pelo menos eu não dava) Essas mesmas recomendações que o fiscal do ENEM não dá porque ele nem sabe quem é ou o que está fazendo ali? Pois é... para sair vivo do Exame Nacional do Ensino Médio  você deve segui-las passo a passo... 1- Verifique já no inicio se seu caderno de provas ta completo. 2 – Olhe seu nome no seu gabarito, Rg, vê se ta tudo certo, sem esquecer do CPF . 3 – Assim que receber a prova colora de uma vez o circulo correspondente a cor da prova e assine tudo. 4-CONFIRA SE O CABEÇALHO DO GABARITO CONFERE COM A ORDEM DAS QUESTÕES DA PROVA, se isso não acontecer, pelo amor de Deus, não comece a preencher o gabarito , enquanto o elefante branco lá da frente (fiscal) não der as coordenadas. Se nosso blog der certo no fim do ano passo todas as dicas de novo, se não, estão aí. Não quero ver nenhum VDM sendo injustiçado, então não vamos dar motivos para isso NE?!
      Agora, vamos ao assunto chave deste post, a redação do ENEM, protagonista de diversas polêmicas e questionamentos a redação tem um peso enorme no exame, pois é a única prova que realmente vale 1000 pontos, as outras dependem do TRI que é um grande mistério para muitos de nós ainda. Tirar 1000 na redação sobe a média consideravelmente, falo por experiência própria, sem minha redação minha média era de 750, com ela foi para 804,48. Existem ainda, aquelas universidades que colocam peso na redação como a FURG onde ela tem peso 3 e a UFOP onde seu peso é 2, no ENEM minha nota na primeira era aproximadamente 825 e na segunda 820, ou seja, uma média bem alta.
      Muitos têm me perguntado o que eu fiz para conseguir esta nota. Então, agora vou dar as dicas do que fiz, talvez ajude vocês.  No segundo semestre de 2010 entrei para um curso de redação com uma professora que considero PERFEITA, muito critica e conhecedora das técnicas da ironia ( a sinceridade dela pode fazer um aluno chorar rsrsr). Eu tinha(ainda posso ter rs), vários problemas na escrita como, concordância verbal e nominal, argumentação frágil, dificuldade na transição de idéias , ela então me passou alguns exercícios que ajudam bastante:
1-      Ler um artigo de jornal e reescrevê-lo com as próprias palavras
2-      Ler um artigo e fazer uma resenha critica usando técnicas como ironia, metáforas , causa e conseqüência (ótima) dentre outros.
3-      Ler um artigo e resumi-lo.
Depois de fazer algum desses exercícios leve para o monitor do seu cursinho avaliar e te dizer onde estão os problemas.
    Eu fazia esses textos e entregava a ela juntamente a duas ou 3 redações semanais. Ao longo do curso desenvolvi um formato de texto que deu certo. Sabemos que a redação do ENEM exige que você 1-Proponha um problema 2- Resolva o problema proposto. Isso é fundamental e conta na nota, bem como, os fatores tradicionais : estrutura textual, gramática, concordância (isso aprimora-se muito com os exercícios que citei)
     Minha redação foi estruturada em 4 parágrafos. Na introdução eu pincelava o tema e já lançava o problema que seria tratado, no segundo parágrafo eu desenvolvia esse problema e lançava a argumentação, é interessante para o ENEM que você use em sua redação conhecimentos de outras disciplinas como Histórias, Geografia, Biologia, enfim, todas fazendo um processo de intertextualidade. No tema : “ O Trabalho na construção da dignidade humana” eu usei conceitos de História e Geografia, como vocês vão ver. No terceiro parágrafo eu resolvia o problema e colocava argumentos que justificassem  a solução e na conclusão eu simplesmente “retomava” o que foi dito anteriormente. Esse formato de texto me rendeu boas notas no curso de redação e também o 1000 no ENEM, repito, deu certo para mim, pode ser que para você o método não seja tão eficaz,  acho que vale a pena tentar, estamos no inicio do ano mesmo NE?
    Hoje ainda vou divulgar aqui minha redação para vocês terem um exemplo da aplicação do método que apresentei, daí  cada um tira a conclusão se funciona ou não. Bom pessoal, vou ficando por aqui, dúvidas, sugestões de assuntos a serem tratados, reclamações , desabafos ( se precisarem de alguém para conversar)  mandem para o e-mail babimed2011@gmail.com  Já passei por isso e quero poder ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário