segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vamos a redação pessoal...

  Boa noite VDMs! Como prometido vou postar minha redação como exemplificação do metódo que sugeri. Adianto que não é o melhor texto do mundo, não usei linguagem rebuscada e nem argumentos revolucionários, simplesmente tentei associar cotidiano, intertextualidade e logicamente o tema sugerido. Achei que meu rascunho estava melhor, mas quando peguei a prova hoje  vi que tem muitas rasuras, logo, não sei se vou passa-la exatamente como escrevi, entretanto é basicamente isso. Outra coisa, no dia, coloquei título, mas não está no rascunho e nem em minha memória, desculpem! Mas acho que me entendem né? 5 horas e 30 minutos de prova, 90 questões, 45 de Matemática...  Mas chega de firulas, vamos a ela:
         REDAÇÃO: ENEM 2010
         TEMA: O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA

   O trabalho, na maioria das vezes, é o mecanismo utilizado pelos indivíduos para conseguir seu sustento e o de sua família. Logo, aquele ser humano capaz de garantir o bem estar próprio e o de seus dependentes, sente-se digno perante a sociedade. Entretanto, existem fatores que tornam-se complicadores na aquisição de emprego por algumas pessoas.
    O primeiro deles é o aumento da competitividade  por uma vaga no mercado de trabalho. Existem muitas pessoas em busca de emprego, dessa maneira as empresas tendem a contratar aquelas com maior nível de qualificação. Assim, os indivíduos que não têm condições de investir em cursos técnicos, de línguas, computação, dentre outros, muitas vezes, são reprovados nos processos seletivos. Além disso, a flexibilização das relações de trabalho , pregadas pelo neoliberalismo, tiram a estabilidade do empregado, pois muitas empresas optam por terceirizar serviços e não assinam a carteira, reduzindo os custos. Muitas pessoas então, se submetem a condições degradantes para conseguirem se manter no emprego, trabalham muito, recebem pouco, alguns em situação de semi- escravidão. Outros ingressam no mercado informal, sem nenhuma garantia de sustento.
     Essa situação faz com que muitos se sintam sem dignidade perante a sociedade. Resolve-la implica investimentos governamentais em educação, principalmente nos ensinos técnico e superior, que devem ser oferecidos para a população menos favorecida, assim essas pessoas terão mais condições de conseguir trabalho.
      Dessa maneira, os indivíduos conseguirão sustentar a sí mesmos e as famílias. Além de poderam lutar por seus direitos e não se submeterem a condições degradantes. Podendo assim, colaborar com o desenvolvimento do país.

   É  isso... Claro que não está idêntica a original, porque como vocês sabem, nós costumamos mudar alguns pontos na hora de passar a limpo , mas  a ideia principal é essa, além disso, na original coloquei titulo.  Tem alguns quesitos que eu gostaria de comentar. Já me disseram que o uso de modalizadores é muito relevante em um texto, talvez isso tenha me favorecido, pois como podem reparar eu não generalizo ,  busco colocar: Algumas, muitas vezes, avérbios como prinipalmente, certamente, provavelmente... e  por ai vai. Outra coisa, não sei se repararam mas eu dei uma de "deus" e politicamente correta. Resolvi o problema ( de forma mais que batida, mas que eles adoram) e ainda complementei afirmando que isso iria "colaborar para o desenvolvimento do país" quer coisa mais enem que isso? Outro ponto, eu deixei bem demarcado PROBLEMA e SOLUÇÃO, sem entrelinhas. Para finalizar, tem um mito que está sendo espalhado pelo menos aqui em Belo Horizonte sobre a redação, dizem que se seu texto aparentar um nível alto ele será corrigido de forma mais severa no quesito gramática. Bom, eu não posso afirmar nem que sim nem que não, uma vez que tive professores defendendo os dois lados. Entretanto, duas professoras que confio bastante me disseram que isso NÃO é verdade, prefiro dar um voto de confiança a elas, mesmo porque se isso fosse realiade quebraria a isonomia do concurso. Fico por aqui, amanhã tem mais! Dúvidas, sugestões, desabafos? Mandem para o e-mail babimed2011@gmail.com , ajudarei no que estiver ao meu alcance! abraços!

3 comentários:

  1. Oi Bárbara, meu nome é Luana e prestarei vestibular pra medicina pela 1° vez esse ano.Decidi ser médica desde pequena e não desistirei do meu sonho, esse ano morarei em uma cidade que fica a 200km da minha, justamente para ter acesso a um ensino mais qualificado. Não me formarei com meus amigos que estudam comigo desde a 1° série do ensino fundamental, ficarei longe dos meus familiares e meu namorado. Mas eu fiz a minha escolha e não vou desistir, vou fazer 8 vestibulares esse ano e no começo de 2012 e se tudo der certo, ano que vem eu compartilharei da alegria que tu deves estar sentindo.Acompanharei sempre o teu blog,e tirarei motivação das tuas palavras e da tua história que é muito bonita, aproveitando cada dica que tu darás.Parabéns pela persistência.

    ResponderExcluir
  2. Legal o texto... ajudou muito, mas faltou você dizer a nota que você obteve com a redação. Quanto foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog passado ela disse a nota, que foi 1000.

      Excluir