terça-feira, 1 de março de 2011

Depoimento de um VDM...

  Boa noite galera! Início o post de hoje falando sobre a enquete que coloquei no blog, espero a participação de todos vocês nela. Quando terminar o prazo vou escrever um artigo baseado nos dados estatísticos resultantes dela e coloco uma nova pergunta. Outra coisa,  após o carnaval estou pensando em iniciar uma série de desafios intelectuais pelo blog, a princípio tinha pensado em uma gincana, mas não tenho como oferecer prêmios, então vou lançar semanalmente um teste, podendo ser aberto ou de múltipla escolha, quem quiser participar me manda a resposta pelo e-mail babimed2011@gmail.com, na semana seguinte eu coloco a resposta no blog e o nome de quem acertou. Mas isso por enquanto é só uma hipótese , pois no dia 10 de março começo a faculdade e não sei qual será minha disponibilidade de tempo e internet.
   O artigo de hoje será baseado no comentário que recebi de um VDM na comunidade “Vestibulandos de Medicina” imagino que as angustias dele também sejam a de vários outros VDMs por aí, alias , de qualquer vestibulando né? Vamos ao que ele escreveu:
    “   sabe barbara ja que sua historia e extraordinaria gostaria de uns conselhos estou indo para o meu segundo ano de cursinho a redacao de todos os vestibulares que prestei e sempre minha melhor nota como voce quero medicina entretanto penso no meu intimo em desistir gostaria de saber se quando tu fazia cursinho voce teve dificuldade nas exatas ?pois esse e o meu ponto fraco e como fez para aumentar sua pontuacao? ha quero saber tambem como voce lidava em resolver provas antigas? e para encerrar e isso fisica e matematica estao no obstaculo do meu sonho o enem nao foi diferente a nota de matematica foi 500,0 meu primeiro ano claro fiquei triste mas sabia que nao era bom nessa materia ja o segundo enem 690,2 gostei da minha melhora gostaria de saber nesse ponto quais os conteudos que tu mais estudou em matematica e outros que tu nem viu? e perguntar na tua opiniao em relacao a ultima nota se estou longe do meu sonho desde ja agradeco e alias antes que me esqueca quanto as provas antigas voce e adepta de resolver todos os testes que encontra? sabe porque essa pergunta vi esses dias um sociologo falando que o vestibular e preciso resolver as provas dos ultimos cinco anos pois as mais velhas estao contra a logistica e o estilo me diz acreditas nissso? e obrigado se puder me fornecer essas dicas com essa sua experiencia de vida. tudo de bom”
                                                   Felipe – VDM
  Então vamos lá pessoal, sempre lembrando, escrevo como aluna recém- aprovada, não como professora experiente, então peguem o que acharem conveniente do artigo e não considerem uma verdade absoluta ok?
   A resposta da primeira pergunta é SIM, sempre tive muita dificuldade em exatas, na verdade no fim do primeiro ano de cursinho ainda achava que a força centrípeta era uma nova força e não uma resultante. Em Matemática o problema ainda era maior, não conseguia aplicar meu pouco conhecimento nos exercícios. Para superar este grande obstáculo tive que trabalhar bastante, não conseguia entender muito bem a teoria nos livros e apostilas de Matemática, então a maneira que encontrei foi prestar muita atenção nas aulas para pegar a teoria e chegar em casa já fazendo os exercícios daquela matéria. Muitas vezes não conseguia fazer nem metade ou ficava 4 horas para fazer 10, quantas vezes já chorei em cima de uma apostila por ver que já tinha visto a solução daquela questão mil vezes e de novo não conseguia fazer sozinha. Mas na base da insistência, fiz salinha uma vez e um curso de 1 mês que era direcionado especificamente para “Matemática e suas tecnologias” , pois a prova do ENEM tem algumas peculiaridades, sabiam quem nem todas as contas precisam ser feitas? Dizem que não são necessárias fórmulas, certo? Mas se você as souber poderá resolver uma questão que levaria 4 minutos em menos de 1. Além disso, existem algumas técnicas ótimas que envolvem porcentagem e ajudam a agilizar no momento do cálculo. No ENEM pessoal, vocês podem arredondar e fazer o possível para deixar o cálculo simples, pois as opções de resposta, NORMALMENTE, são bem distantes umas das outras, diferentemente de um vestibular tradicional como da Fuvest, logo encontrar uma resposta aproximada não irá te prejudicar.
   Quanto aos conteúdos... Para o ENEM acho que os mais relevantes envolvem porcentagem, regra de 3, análise combinatória (principio fundamental da contagem, combinação, permutação), probabilidade (eles gostam bastante), não falei de arranjo , porque não gosto muito de usar a fórmula, costumava fazer tudo por principio fundamental, MUITA análise de gráfico e interpretação, geometria, a parte de estatística (médias, desvios, moda). Na verdade, eu procurei estudar a maior parte da matéria possível, acredito não ter ficado sem ver nada, pois acho que o vestibulando de medicina deve ser “o melhor”, deve estar além dos outros, afinal, seu concorrente sempre vai dar o máximo dele, concorda? Além disso, tem outros vestibulares por aí cujas provas são mais exigentes e “conteudistas”.
    Provas antigas... Acho fundamental a resolução delas, pois assim você consegue ver a tendência da universidade e quais matérias são mais recorrentes. Claro que pode ocorrer do seu vestibular ser totalmente diferente de todos os testes que já viu daquela instituição, entretanto você não perde nada pois o conteúdo é o mesmo. Se tiver tempo faça o máximo de provas possíveis, PARA MIM, a afirmação deste sociólogo não faz tanto sentido, pois o estilo da prova depende da banca , se essa for a mesma durante 20 anos “a cara” da prova também o será, agora se a banca mudar 5 vezes ao longo dos últimos 5 anos teremos 5 estilos de provas diferente, me entende? Mas isso depende do seu tempo, como eu disse, não adianta ficar feito um louco resolvendo questões e esquecer de estudar os pontos teóricos que te trazem mais dificuldades.
    A prova de segunda etapa do curso de Medicina da UFMG é um exemplo de como fazer provas antigas ajuda, fazendo os testes anteriores você consegue prever exatamente o que encontrará no seu vestibular, futuramente falaremos mais sobre isso.
   Para encerrar, vou a parte de seu comentário que mais queria responder : “estou longe do meu sonho?”
    Estar longe ou perto é tão relativo, se você batalhar e correr atrás, dar o melhor de si e acreditar, tenho certeza que conseguirá alcançar a medicina mais rápido do que pensa. Mas para isso precisa tirar da sua cabeça que não é capaz... Tenho um clip para vocês hoje... Mas vou colocar a tradução da música aqui... 

"Você já se sentiu
Como um saco plástico
Flutuando pelo vento
Querendo começar de novo?

Você já se sentiu,
Com um papel bem fino
Como um castelo de cartas
A um sopro de desmoronar?

Você já se sentiu
Como se estivesse enterrado ao fundo
Gritando sob seis palmos
Mas ninguém parece ouvir nada?

Você sabe que ainda
Há uma chance para você?
Porque há uma faísca em você

Você só tem
Que acendê-la
E deixá-la brilhar
Apenas domine a noite
Como no dia da independência

Porque baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Enquanto você é atirado pelo céu “Ah, ah!”

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Você vai deixá-los dizendo “awe, awe, awe”

Você não tem que se sentir
como um desperdício de espaço
Você é original,
não pode ser substituído

Se você soubesse
o que o futuro guarda
Depois de um furacão
vem um arco-íris

Talvez a razão pela qual
todas as portas estejam fechadas
É que você possa abrir uma que te leve
para a estrada perfeita

Como um relâmpago,
seu coração vai brilhar
E quando chegar a hora, você saberá

Você só tem que
acender a luz
E deixá-la brilhar
Apenas domine a noite
Como o dia da independência

Porque baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Enquanto você é atirado pelo céu “Ah, ah!”

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Você vai deixá-los dizendo “awe, awe, awe”

Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua
Sempre esteve dentro de você, você, você
E agora é hora de deixá-lo sair

Porque baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Enquanto você é atirado pelo céu “Ah, ah!”

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os fazer “Ah, ah, ah!”
Você vai deixá-los dizendo “awe, awe, awe”

Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua
Boom, boom, boom
Mais brilhante que a lua, lua, lua"

Qualquer coisa já sabem né??? babimed2011@gmail.com até! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário